esse e bom e barato

Cursos Online na Área de Informática

CONFIRA QUE LEGAL

quarta-feira, 4 de abril de 2012

a virgula

E se eu dissesse para você que as orações subordinadas adjetivas RESTRITIVAS podem ser separadas por vírgula? Você acreditaria em mim? E se eu disse para você que bons gramáticos, incluindo ninguém menos que o NOME da língua portuguesa atualmente, Evanildo Bechara, ensinam esta doutrina gramatical? Você acreditaria em mim? E se eu dissesse para você que isso cai em prova de concurso público? Você acreditaria em mim?

Bem... independentemente de você acreditar ou não em mim, tudo isso é FATO! Veja per si, abaixo:



ESAF - AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - 2000

Numa época de crise longa e generalizada como a que estamos vivendo que desestruturou o campo das idéias e dos projetos políticos e econômicos consolidados no século XX, a discussão sobre uma alternativa histórica que contemple o interesse dos fracos e inferiorizados não pode ficar prisioneira de um debate meramente conjuntural nem muito menos das idéias e propostas dos mais fortes e ganhadores. Sua primeira providência nesse sentido é clarificar o que foi a grande transformação da ordem capitalista que se cristalizou nos últimos 25 anos do século XX.

(Adaptado de José Luís Fiori, Correio Braziliense, 20/10/2000)


No que se refere à pontuação do texto, assinale a opção incorreta:

a) Estaria correto usar vírgula isolando a expressão como a que estamos vivendo.
b) Seria correto colocar vírgulas isolando a expressão nesse sentido.
c) Caso não se coloque uma vírgula após alternativa histórica seria correto colocar uma vírgula antes de não pode ficar prisioneira.
d) A expressão meramente conjuntural deve ser isolada por vírgulas para que o texto fique correto.
e) Se a oração que contemple o interesse dos fracos e inferiorizados vier entre vírgulas será uma subordinada explicativa.

GABARITO: D.

Ignore o gabarito. Leia a alternativa C. Ela é a grande figura do artigo de hoje! A ESAF adota certos posicionamentos gramaticais pouco conhecidos e/ou ensinados, muitas vezes apoiados na gramática do Bechara.

A vírgula após oração subordinada adjetiva restritiva, por exemplo, é facultativa para ele. Segundo excelentes gramáticos, isso ocorre quando a oração é extensa ou quando o verbo da oração subordinada e o da principal estão próximos um do outro. Esse é um conceito apoiado por estes nomes: Eduardo Carlos Pereira, Júlio Ribeiro, Said Ali, Luiz A. Sacconi, Celso P. Luft, Evanildo Bechara, Ulisses Infante e Napoleão Mendes de Almeida.

O que fazer em questões como esta, em que há doutrinas gramaticais divergentes? Antes de mais nada, tenha cuidado, pois já vi questões semelhantes em certas provas, realizadas por outras bancas, como FCC, FGV e cia., em que a vírgula após a adjetiva restritiva foi considerada incorreta. Respondendo à questão que inicia este parágrafo: antes de considerar tomar qualquer decisão, veja se há possibilidade de outra opção ser a resposta que a banca deseja. Resumindo: marque sempre a MELHOR RESPOSTA! Sacou?