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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SUGESTÕES PARA SE ORGANIZAR E ESTUDAR

Motivação
Todo projeto de longo prazo terá momentos de ânimo e vontade de desistir. Procure se preparar para os dias de baixa: eles virão e você vai precisar aprender a lidar com eles. A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar os motivos que o estão fazendo estudar, ter planos, persistir.
Lazer e o estudo
Com organização, disciplina e força de vontade, é possível conciliar um estudo eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer. A qualidade de vida associada às técnicas de estudo são muito mais produtivas do que a tradicional imagem da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.
Administração do tempo
Faça um quadro horário, colocando nele todas as tarefas a serem realizadas, o que vai levá-lo a estabelecer prioridades. Também é recomendável que você separe tempo suficiente para dormir, fazer algum exercício físico e dar atenção à família ou relacionamento.
Humildade
Não queira parecer mais inteligente que o examinador ou criticá-lo. Preste atenção mesmo às questões fáceis ou aparentemente simples. Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. O objetivo não é ser o primeiro colocado, e sim acertar as questões, tentar fazer o máximo de pontos, mas ficar feliz se acertar o mínimo para passar.
Provas
Em provas objetivas, seja metódico ao responder. Nas dissertativas, seja objetivo e mostre seus conhecimentos. O início e o final das dissertativas devem ser breves; o desenvolvimento (miolo) serve para demonstrar seus conhecimentos sobre o tema. Nessa parte, anote tudo o que você se recordar sobre o assunto e estabeleça relações. Se não tiver certeza a respeito de um comentário, adendo ou exemplo, elimine-o.
Simulados
Para os simulados, resolva questões e provas da matéria que estudou, como forma de fixar o conteúdo. Periodicamente, faça um concurso simulado, observando o tempo real da prova e o uso apenas do material permitido pelo processo seletivo. Outra dica boa é fazer os simulados oferecidos pelos cursos preparatórios.
Mudança de paradigma
Se você está acostumado a pensar numa prova apenas como aluno, aprenda a vê-la com os olhos do examinador. Em duplas ou grupos, passe a fazer provas e trocá-las para correção. Corrija-as como se fosse o próprio examinador. Você aprenderá a ver a prova com outros olhos e isto facilitará seu desempenho quando reassumir o papel de aluno. Treine para fazer provas orais reparando a postura e respostas do colega como se você fosse da banca.
Cores
O uso de mais de uma cor nas anotações estimula mais a atenção e o lado direito do cérebro. Pode-se correlacionar cores com assuntos ou com referências. Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais “quentes” para cair, o que está em azul são as exceções, os princípios podem ficar na cor verde, e assim por diante.
Leitura
Na primeira leitura, procure apenas a idéia principal, conteúdos importantes que sejam rapidamente captados. Essa primeira leitura é rápida, descompromissada, sem a preocupação com a compreensão total. Na segunda leitura faça uma análise melhor, comece a tirar conclusões pessoais, a criticar, concordar, anotar, sublinhar. Na terceira leitura, você já pode sintetizar, resumir. Ao final dela você já deverá sentir-se apto a fazer um texto sobre o tema.
Escrita
Comece a redigir todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Separe horários específicos apenas para isso. Experimente começar a escrever um diário, poesias, contos, fazer descrições de objetos, narrar fatos ou problemas, dissertações sobre assuntos em geral e assuntos da matéria da prova, resumos de livros e filmes.

viagem ou viajem

“Viagem” e “viajem” são palavras homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia. Então, no geral, causam dúvida quanto ao emprego na escrita: com “g” ou com “j”?

Observemos:
“viagem” é substantivo e, portanto, não admite flexão. Logo, quando flexionado, teremos “viajem” para a terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo: que eles viajem. Ou ainda no imperativo afirmativo: viajem eles.

Um substantivo, geralmente, vem antecedido por um artigo ou pronome ou um termo que o defina: a, o, uma, um, esta, essa, este, esse, aquele, aquela, boa. Veja exemplos com o substantivo “viagem”:


a)
Uma viagem como esta não pode faltar na sua lua-de-mel!
b) Vamos iniciar a viagem com um pouco de música.
c) A viagem que nós fizemos foi perfeita!
d) Aquela viagem não foi muito boa, o lugar de dormir tinha muito barulho!
e) Vamos deixar essa viagem para um próximo feriado?
f) Certeza que essa viagem foi cancelada!
g) Você fez boa viagem?

No caso do verbo, há um sujeito acompanhando-o, praticando a determinada ação verbal. Logo, os pronomes, usualmente, se fazem presente:


a)
Espero que eles viajem sem problemas.
b) Viajem seguros na companhia aérea “Security air”!

Em outras conjugações:


a)
Eu viajarei tranquilo, pois estou em paz!
b) Nós viajamos mais de 2 mil km para estar aqui!
c) Ela não sabe viajar calada, então, não consegui dormir!

Portanto, é fácil não errar mais, é só lembrar: Sempre use “j” nas conjugações verbais e “g” quando for substantivo!