esse e bom e barato

Cursos Online na Área de Informática

CONFIRA QUE LEGAL

sábado, 26 de novembro de 2011

VOCÊ SABE O QUE RSS NAS PAGINAS DE INTERNET?

A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a definem como RDF Site Summary, outros a denominam Really Simple Syndication. Há ainda os que a entendem como Rich Site Summary.
RSS é um padrão desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível utilizar outras extensões). Este arquivo é conhecido como feed ou feed RSS.
Uma pessoa interessada em obter as notícias ou as novidades de um site deve incluir o link do feed deste em um programa ou serviço leitor de RSS (também chamado de agregador). Este software (ou serviço, se for um site) tem a função de ler o conteúdo dos feeds que indexa e mostrá-lo em sua interface.
Para que você entenda melhor, imagine a seguinte situação: Arthur Dent é uma pessoa que gosta de ler as notícias/novidades de vários sites, entre eles: InfoWester, Viva o Linux, BR-Linux e Folha Online.
O problema é que, por ser uma pessoa muito atarefada, Arthur não tem muito tempo para verificar cada endereço em busca de conteúdo novo. Para que isso seja possível, ele utiliza os serviços de RSS de cada um destes sites. Por meio de seu programa-leitor, ele clica no nome do site indexado e uma lista de notícias daquele endereço aparece em uma janela ao lado. Esta lista pode mostrar apenas o título da notícia (este título também é um link para a matéria) ou pode exibir todo o conteúdo, tudo depende da forma de trabalho do agregador e de como o feed é disponibilizado.
É importante frisar que há vários leitores de RSS disponíveis gratuitamente na internet. Há versões para praticamente todos os sistemas operacionais. Cada um é dotado de recursos diferentes. Por exemplo, há programas que se agregam a clientes de e-mail e permitem que você leia notícias em softwares como o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird, por exemplo. Outros são capazes de verificar os sites listados em um intervalo de tempo definido por você e emitem um aviso sonoro ou visual assim que encontram uma notícia nova.
Muito mais utilizados, no entanto, são os leitores on-line, com grande destaque para o Google Reader. A vantagem de serviços como este é que você pode acessar os feeds que assina a partir de qualquer computador com acesso à internet, independente do sistema operacional.